EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
CONTRIBUIÇÕES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Resumo
Nossa tarefa neste breve artigo consiste em verificar o estado de arte da produção sobre educação a distância no Brasil. Um primeiro passo nesse sentido seria considerar que se trata de uma atividade impossível de ser cumprida a risca, pois, devido a pouca importância que se atribuía à educação a distância, não existem registros muito confiáveis acerca das primeiras práticas de EaD no país. Além do mais, estamos falando de uma modalidade educacional que está intimamente ligada às mutantes tecnologias de informação e comunicação, o que lhe garante um processo de desenvolvimento constante (Litwin, 2001). Dessa forma, seria muita pretensão de nossa parte em um país tão extenso como o nosso mergulhar em uma empreitada tão audaciosa como essa, e dar conta de forma considerável. Assim, tentaremos aqui apenas um mapeamento de algumas ações em educação a distância, ocorridas entre os anos de 1999 e 2003, que contribuíram para a atual configuração das práticas de EaD.