EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

CONTRIBUIÇÕES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Autores

  • Aldo PONTES Faculdade Unopec

Resumo

Nossa tarefa neste breve artigo consiste em verificar o estado de arte da produção sobre educação a distância no Brasil. Um primeiro passo nesse sentido seria considerar que se trata de uma atividade impossível de ser cumprida a risca, pois, devido a pouca importância que se atribuía à educação a distância, não existem registros muito confiáveis acerca das primeiras práticas de EaD no país. Além do mais, estamos falando de uma modalidade educacional que está intimamente ligada às mutantes tecnologias de informação e comunicação, o que lhe garante um processo de desenvolvimento constante (Litwin, 2001). Dessa forma, seria muita pretensão de nossa parte em um país tão extenso como o nosso mergulhar em uma empreitada tão audaciosa como essa, e dar conta de forma considerável. Assim, tentaremos aqui apenas um mapeamento de algumas ações em educação a distância, ocorridas entre os anos de 1999 e 2003, que contribuíram para a atual configuração das práticas de EaD.

Biografia do Autor

Aldo PONTES, Faculdade Unopec

É Mestre em Educação com dissertação sobre o uso de tecnologias de informação e
comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Coordenador do Núcleo de
Educação a Distância das Faculdades Unopec. Atua como docente nos cursos de
graduação e pós-graduação (Pedagogia e Comunicação Social) da FAM – Faculdade
de Americana, e nos cursos de graduação da Faculdade de Educação e Ciências
Gerenciais de Sumaré. É autor de diversos artigos sobre a relação mídia e educação, e
co-autor do livro “Educação e formação de professores, reflexões e tendências atuais”.

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Publicado

01/01/2005