EXPLORANDO OS LIMITES DA EXTENSÃO DE MARCAS

Autores

  • Magda RIBEIRO Faculdades Unopec

Resumo

Em nossa atual conjuntura de empresas globais, cujo astronômico crescimento dos últimos quinze anos se alastra por este século, uma afirmação pode ser feita a partir da inócua idéia desenvolvida por teóricos da administração em meados de 1980: as corporações de sucesso devem produzir principalmente marcas, e não produtos. No final da década de 1940, surge a consciência de que a marca não era apenas um símbolo ou uma imagem impressa na etiqueta do produto, toda empresa, poderia e gostaria de ter impregnado em sua marca a representação de sua “consciência corporativa”. O que parecia ser de importância fundamental, uma vez que as empresas podiam fabricar produtos, mas o que interessava aos consumidores eram as marcas. Levaram algumas décadas para que o mundo da fabricação se adaptasse a esta mudança, por muito tempo ele se manteve fiel à idéia de que seu negócio essencial ainda era a produção, e que a marca era apenas uma mera contribuição.

Biografia do Autor

Magda RIBEIRO, Faculdades Unopec

Magda Ribeiro é publicitária e especialista em marketing, atua como
Coordenadora de Marketing Corporativo na 3M do Brasil, e leciona nas
Faculdades Unopec.

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Publicado

01/01/2005