A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTE COMO FERRAMENTA DE RELACIONAMENTO COM O CONSUMIDOR
Palavras-chave:
Clientes, Fidelização, CRMResumo
O aumento da concorrência entre empresas do setor varejista dificulta a atração e retenção de clientes. Dessa maneira, as empresas deste ramo se veem forçadas a buscar meios de se sobressair, conquistando novos clientes e principalmente mantendo os que já possuem. Abordada nesse estudo, uma dentre as muitas ferramentas encontradas para conquistar seu cliente, torná-lo fiel a sua marca e ao seu produto é o programa de fidelização. Para tanto, analisou-se o relacionamento de uma empresa com seu cliente e quais ferramentas são utilizadas para promover e estreitar esse relacionamento. Também se buscou verificar o comprometimento do funcionário em relação ao atendimento dedicado ao cliente, tendo em vista que se os colaboradores não estiverem treinados e comprometidos com os objetivos da empresa, qualquer tipo de programa utilizado provavelmente não surtirá resultados positivos. A pesquisa junto aos funcionários se deu a partir da investigação de seu grau de conhecimento e comprometimento diante dos serviços oferecidos ao cliente, e também se há investimento - seja através de treinamento, motivação, equipamentos de trabalho satisfatórios – nos colaboradores pela empresa em estudo a fim de fazer com que o relacionamento colaborador-cliente seja aceitável, resultando em satisfação de ambas as partes e, consequentemente, um bom programa de relacionamento.