MERCHANDISING

A INVASÃO DO ESPAÇO

Autores

  • Roberto Claret FREIRIAS Faculdades UNOPEC

Resumo

O merchandising é uma técnica utilizada mais vastamente na área de publicidade, propaganda e marketing. Essa técnica não possui uma tradução direta para a língua portuguesa, por isso, numa tradução livre, podemos denominá-la como uma técnica mercadológica aplicada ao ponto-de-venda de um produto ou serviço. Isso significa, em resumo, apresentar ao potencial consumidor o produto/serviço na hora certa (timing), no ponto adequado e com a promoção (ferramenta promocional) correta. Essa combinação faz com que o cliente prospectado seja seduzido, envolvendo-se com todo o clima que foi articulado para ele. As empresas que mais se utilizam da técnica de merchandising são as de supérfluos, com seu programas de merchandising expostos nas gôndolas dos supermercados. A maneira como são expostos os produtos, a altura, o empilhamento e a própria composição da embalagem promovem um layout à marca de forma de esta fique mais visível e, conseqüentemente, seja mais reconhecida e vendida.

Biografia do Autor

Roberto Claret FREIRIAS, Faculdades UNOPEC

Professor e Consultor de Comunicação / Propaganda & Marketing

Mestrando em Comunicação (Stricto Sensu).
Graduado em Comunicação Social, especializado em Publicidade e Propaganda.
Atuação ininterrupta em Publicidade e Propaganda & Marketing há 12 anos
assessorando empresas na área de Planejamento de Campanhas, Planos
Estratégicos de Marketing, Planejamento de Mídia, Pesquisa de Mercado,
Participação na Organização de Eventos. Experiência profissional em agências de
Publicidade e Propaganda e Mídia.
Professor Universitário há 5 anos da área de Publicidade e Propaganda &
Marketing. Professor titular do CEETPS, aprovado em Concurso Público para as
áreas de Gestão e Marketing na Logística.
Coordenador há 3 anos do Projeto Experimental de Formação dos Graduandos
em Publicidade e Propaganda da UNIP/Sorocaba.
Coordenador da agência experimental de Publicidade e Propaganda da UNOPEC.
Autor do livro “Marketing Estratégico – Como Desenvolver Produto e Mercado”,
lançado em 2002 (Copidart, SP),e em 2003 (Textonovo, SP), no total de 6.500
exemplares nas 2 edições.
Autor de vários artigos especializados sobre Propaganda e Marketing para mídia
impressa e especializada.
Atuação em eventos de treinamentos para empresas como palestrante, abordando
temas de comunicação, motivação, atendimento a clientes e oficinas de
criatividade.
Membro do CIEC (Centro Interuniversitário dos Estudos da Criatividade – SP).
Pesquisador do CNPq sobre Sensorialidade na Publicidade e Propaganda e no
Marketing.

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Publicado

01/01/2005