PROPOSTA PARA A DEFINIÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Aprendizagem colaborativa, Construção do conhecimento, Ferramentas on-lineResumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre a construção de conhecimento em comunidades virtuais, através do uso de troca de informações em listas de discussão e fóruns, além do uso do software Twiki, utilizado na construção colaborativa, onde os participantes constroem, anônima e colaborativamente, conteúdos sobre diversos assuntos. Essas ferramentas dão suporte à elaboração de documentos e textos confeccionados por grupos com objetivos em comum. A Web nesse caso, não é somente uma tecnologia e plataforma para transmissão e o acesso à informação, mas, sobretudo, uma interface para as interações e a construção colaborativa das aprendizagens. Essas novas formas de construção de conhecimento colocam em foco a natureza social do conhecimento, nos quais a aprendizagem não é separada da ação, sendo os processos de aprendizagem orientados mais para a comunidade do que para o individuo. A aprendizagem colaborativa destaca a participação ativa e a interação de todos os membros. O conhecimento é visto como uma construção social, por isso, o processo educativo é favorecido.