A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO

DAS INICIATIVAS Á PROMOÇÃO DE NOVAS OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS.

Autores

  • Debora Cristina JEFFREY Universidade Estadual Paulista – Campus São José do Rio Preto

Resumo

Democratizar o ensino público no Brasil, nas últimas décadas tem representado um desafio político, social, e principalmente, educacional. Ao longo de décadas, vem se discutindo o papel da escola pública na formação dos indivíduos, e seu impacto no desenvolvimento social e econômico do país. Entretanto, fazer uma referência sobre o processo de democratização é preciso, antecipadamente, compreender as diferentes propostas político educacionais que envolvem a garantia tanto do acesso quanto da permanência dos alunos na escola, e certamente, das condições oferecidas ao longo da trajetória escolar daqueles que nela um dia adentram, e que posteriormente, após 8, 9 ou até 10 anos depois, saem desta com a conclusão do ensino fundamental.

Biografia do Autor

Debora Cristina JEFFREY, Universidade Estadual Paulista – Campus São José do Rio Preto

JEFFREY, Debora Cristina é doutoranda em Educação pela FE-USP, Mestre em
Educação pela FE-UNICAMP, professora do Curso de Pedagogia da UNESP –
Campus São José do Rio Preto – e do Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP).

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Publicado

01/08/2005