A OCORRÊNCIA DE LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA NO MUNICÍPIO DE ESPÍRITO SANTO DO PINHAL (SP) EM 2010

Autores

  • Erivaldo José d SILVA Faculdade Jaguariúna
  • Felipe Curioni FALAVIGNA Faculdade Jaguariúna
  • Leonardo Henrique MORALES Faculdade de Jaguariúna

Palavras-chave:

Leishmaniose Visceral Americana, Incidência, Sorologia, Espírito Santo do Pinhal

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar casos positivos de Leishmaniose Visceral Americana em cães no município de Espírito Santo do Pinhal no ano de 2010. Foram acompanhados 27 cães suspeitos de terem contraído a doença. Os cães foram submetidos a exames laboratoriais (RIFI e ELISA) para confirmação do diagnóstico, classificados segundo a presença ou ausência de sinais clínicos da infecção e segundo atributos físicos (raça e sexo) e localização geográfica, para que fossem averiguados os fatores de risco que predispõem a ocorrência da doença no município de Espírito Santo do Pinhal.

Biografia do Autor

Erivaldo José d SILVA, Faculdade Jaguariúna

Possui formação Técnica em Bioquímica pela Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado (ETECAP). Atualmente é graduando do 9º semestre do curso de Medicina Veterinária pela Faculdade de Jaguariúna.

Leonardo Henrique MORALES, Faculdade de Jaguariúna

Possui formação Técnica em Bioquímica pela Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado (ETECAP). Atualmente é graduando do 9º semestre do curso de Medicina Veterinária pela Faculdade de Jaguariúna (conclusão em agosto de 2011) e bolsista de Iniciação Científica pelo CNPQ/ITAL. Cursa como aluno especial a disciplina de Epidemiologia e Saúde na Faculdade de Ciências Médicas - FCM - UNICAMP. Sua atuação profissional se dá nas áreas de Saúde Pública Veterinária, Medicina Preventiva, Saúde Coletiva, Epidemiologia e Tecnologia/Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Downloads

Publicado

01/01/2014