A AÇÃO DOS PROFESSORES DIANTE DOS CONFLITOS ENTRE ALUNOS

Autores

  • Patrick PEREIRA Faculdade Jaguariúna
  • Carolina de Aragão Escher MARQUES Faculdade Jaguariúna
  • Vanessa Cristina Cabrelon JUSEVICIUS Faculdade Jaguariúna

Palavras-chave:

educação moral, psicologia escolar, conflitos interpessoais

Resumo

O presente estudo caracteriza-se por uma pesquisa de campo qualitativa visando identificar como docentes percebem suas intervenções diante dos atritos entre os alunos, visto que essas intervenções influenciam no desenvolvimento moral destes. Os dados foram coletados utilizando questionários com professores do Ensino Fundamental I de uma escola pública e uma privada do interior do estado de São Paulo, analisando-se o conteúdo com base na Teoria Construtivista Piagetiana. Os resultados indicam que os professores em geral não refletem sobre suas intervenções diante dos conflitos entre os alunos, e agem para evitá-los ou contê-los rapidamente, reforçando a heteronomia de seus alunos.

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Publicado

01/01/2014