Namoro e Sexualidade na Educação Especial

Autores

  • Bruna Risquioto BATONI Faculdade Jaguariúna
  • Luciana Gomes Almeida de SOUZA Faculdade Jaguariúna
  • Marília Palma e Silva Tafner TOPAN Faculdade Jaguariúna
  • Bruna Milani Fioritti CORBO Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Sexualidade, Deficiência Intelectual, Grupos Socioeducativos

Resumo

A deficiência intelectual costuma ser estereotipada no quesito sexual, devido à falta de conhecimento tácito e pelo preconceito da sociedade com o diferente. Objetivou-se com este estudo discutir sobre as facetas da sexualidade em alunos de uma escola especial e programar grupos socioeducativos sobre o assunto para que estes pudessem expressar suas vivências e seus pensamentos. A metodologia aplicada foi a de uma breve revisão bibliográfica para coletar dados a serem correlacionados com os sete encontros socioeducativos que, contavam com cerca de 10 alunos, além de um encontro com os professores e outro com os pais e responsáveis. A análise da pesquisa quantitativa demonstrou escassez de produção cientifica sobre o assunto e os grupos demonstraram-se positivos, expondo as idealizações de relacionamentos e famílias, destacando a carência afetiva dos próprios, retratando que a sexualidade é intrínseca ao ser humano, que os alunos têm desejos e motivações para um futuro afetivo. Ademais, evidenciou-se o tabu do assunto na questão da liberdade de falar sobre o mesmo e tirar as dúvidas. Considerou-se que os alunos deficientes intelectuais necessitam do lúdico e de um processo lento de assimilação e acomodação para entenderem o conceito. Correlacionado a isto eles demonstraram entender sobre as práticas sexuais e construíram conceitos daquilo que para eles é certo e errado em um namoro.

Biografia do Autor

Luciana Gomes Almeida de SOUZA, Faculdade Jaguariúna

Mestre em Saúde Pública (USP), Especialista em Educação Especial (UNIMEP) e Docente da Faculdade Jaguariúna (FAJ);

Marília Palma e Silva Tafner TOPAN, Faculdade Jaguariúna

Graduanda em Psicologia na modalidade Bacharelado pela Faculdade Jaguariúna (FAJ);

Bruna Milani Fioritti CORBO, Universidade Estadual de Campinas

Pós-graduanda em Neuropsicologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publicado

01/04/2014