OS DIREITOS HUMANOS E O PROBLEMA DO REFUGIADO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Glauco BARSALINI Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Patrícia Aparecida de ALMEID Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

direitos humanos, homo sacer, refugiado

Resumo

No caminho do que propõe o filósofo brasileiro Oswaldo Giacoia Junior, o presente artigo discute a problemática do refugiado no mundo contemporâneo utilizando-se, para tanto, do conceito de homo sacer desenvolvido pelo jusfilósofo hodierno Giorgio Agamben. Por sua pertinência ao tema invoca-se, aqui, formulações do jurista e cientista político Norberto Bobbio acerca dos direitos humanos, contribuições de Flávia Piovesan a respeito da legislação internacional relativa aos direitos humanos, bem como o conceito de biopolítica desenvolvido por Michel Foucault. Finalmente, a partir de documentos do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) e à luz dos pensadores mencionados, realiza-se breve análise sobre a realidade de refugiados na atualidade.

Biografia do Autor

Glauco BARSALINI, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor Pesquisador do Programa de Mestrado em Ciências da Religião, Professor da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Orientador da pesquisa de que se originou o presente artigo.

Patrícia Aparecida de ALMEID, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduanda em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisa realizada a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Downloads

Publicado

01/01/2017