TIPOS PSICOLÓGICOS PREDOMINANTES EM UM GRUPO DE PROFESSORES DO CURSO DE PSICOLOGIA

Autores

  • Bruna Risquioto BATONI Centro Universitário Jaguariúna
  • Fabiana Jamarino COSTA Centro Universitário Jaguariúna
  • Karam VALDO Centro Universitário Jaguariúna
  • Cássia Aparecida VERDUM Centro Universitário Jaguariúna
  • Deborah Marçal de Almeida LANDUCCI Centro Universitário Jaguariúna

Palavras-chave:

Ensino Superior, Psicologia Analítica, Quati

Resumo

A Psicologia Analítica tem como um de seus pressupostos que os relacionamentos têm efeitos modificadores nos sujeitos. A partir disto, o presente estudo teve como objetivo principal investigar a relação entre as Tipologias dos professores de Psicologia de uma Faculdade Particular do Interior Paulista com as características desejadas de um professor em sala de aula e também realizar uma interface com os tipos encontrados nas profissões de professor universitário e psicólogo da Tabela de Profissões Mais Encontradas Em Cada Tipo que está presente no Manual do Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI), baseado na teoria dos Tipos Psicológicos de Jung (Zacharias, 1994). A metodologia deste estudo teve caráter descritivo exploratório com a participação de 22 professores de aula teórica e prática do curso citado. Assim, aplicou-se neles o QUATI e um questionário realizado pelos autores do presente estudo. A análise e processamento dos resultados foram realizados numa perspectiva do processamento simbólico arquetípico da Psicologia Analítica (PENNA, 2009). Nos resultados principais obteve-se que a maioria dos professores que são de formação em psicologia tem como sua Função Principal o Sentimento demonstrando correlação com a Tabela de Zacharias (1994) para a profissão psicólogo e divergência para a profissão professor universitário que teria Pensamento em sua Tipologia. Considera-se como hipótese da pesquisa baseada na relação entre os dados do teste e os dados do questionário que os professores psicólogos escolheram este trabalho como segunda opção, pois eles têm mais afinidade à dimensão valorativa das pessoas, empatia e afabilidade que são características da função Sentimento. Concluiu-se que Função Sentimento demonstra acessibilidade, flexibilidade e interação com o outro, aspectos vistos no levantamento bibliográfico sobre a área educacional positivos ao desenvolvimento do aluno, entretanto observou-se que os professores podem perder a objetividade e dinâmica por causa do predomínio da Função Inferior Pensamento.

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Publicado

01/01/2019