BRINCANDO DE APRENDER COM AS ERVAS
UMA METODOLOGIA DE TRABALHO E APRENDIZAGEM EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Palavras-chave:
Atenção Básica, Plantas Medicinais, AprendizagemResumo
Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência da metodologia de trabalho e aprendizagem sobre uso de plantas medicinais e fitoterapia em 2 grupos de educação em saúde participantes do Projeto Ciranda das Ervas no território do Centro de Saúde Ipaussurama, da Prefeitura de Campinas. Os encontros mensais do projeto abrem espaço para diálogo e compartilhamento de saberes sobre o uso adequado de plantas medicinais e fitoterapia. Na busca por melhorar o aprendizado entre os participantes vem sendo empregado atividades dinâmicas e brincadeiras para facilitar aprendizagem sobre plantas em discussão, elencadas pelos próprios participantes, ao passo que, promove a expressão de sentimentos, estimula a competitividade salutar entre o grupo além de estreitar os laços afetivos e vínculos formados. Já foram utilizados como recursos lúdicos e dinâmicos como jogo da forca, verdadeiro ou falso, batata quente com perguntas em bexigas, jogo da memória com plantas e suas propriedades, telefone sem fio, degustação e divulgação de receitas com plantas, reconhecimento de plantas por características organolépticas, incluindo nestas brincadeiras prendas e premiações aos participantes sempre com o objetivo de congregar o conhecimento científico com as experiências vividas de cada um e consolidar o uso das plantas medicinais como prática dos usuários do SUS.