AVALIAÇÃO DO CONFORTO ACÚSTICO EM SALA DE AULA
PARÂMETROS E MEDIÇÕES
Palavras-chave:
Conforto acústico, Acústica arquitetônica, Ambiente construídoResumo
A busca constante no ensino e aprendizagem dos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo tem se tornado recorrente em práticas de sala de aula. Tendo visto que é de fundamental importância que este método traz ao aluno quando existe a participação efetiva do grupo. Com isso, o estudo da acústica na arquitetura traz grandes benefícios ao currículo do discente. Acredita-se que o estabelecimento de princípios e parâmetros fundamentados nos conteúdos teóricos que levem em conta as inter-relações meio-físico-espaço construído, contribui tangencialmente para a construção de espaços adequados às atividades do homem do ponto de vista de sua adequação audiovisual e salubridade ambiental. Experiências feitas com alunos do curso de arquitetura e urbanismo, como atividades práticas de sala de aula, pós aula teórica, tem sido amplamente relevante para detectar o desempenho do estudante no campo da acústica. Em salas de aula, quando existe a presença de outras fontes sonoras além da fala do professor e conversas paralelas de alunos, torna-se importante a requalificação desse ambiente, na forma de conjugar-se com o objetivo de satisfazer com as experiências do conforto acústico para as práticas sociais do homem. Essa análise das deficiências e conflitos sobre ambientes construídos, em especial as salas de aula, faz-se necessária, a fim de estudar uma forma de redução de ruído, bem como a forma de tratar o ambiente. A partir desses conceitos inerentes ao ambiente construído, o presente trabalho destaca a importância de áreas escolares bem concebidas ao controle de ruído e a presença de técnicas construtivas, como forma de integrar a qualidade de audibilidade à sala de aula, em especial, assegurando um cenário agradável, onde o meio supostamente interage com o homem.