AVALIAÇÃO DO CONFORTO ACÚSTICO EM SALA DE AULA

PARÂMETROS E MEDIÇÕES

Autores

  • Adriana Aparecida CARNEIRO ROSA Centro Universitário de Jaguariúna - UniFAJ
  • Débora Tcheise da Silva CAMPOS Centro Universitário de Jaguariúna - UniFAJ

Palavras-chave:

Conforto acústico, Acústica arquitetônica, Ambiente construído

Resumo

A busca constante no ensino e aprendizagem dos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo tem se tornado recorrente em práticas de sala de aula. Tendo visto que é de fundamental importância que este método traz ao aluno quando existe a participação efetiva do grupo. Com isso, o estudo da acústica na arquitetura traz grandes benefícios ao currículo do discente. Acredita-se que o estabelecimento de princípios e parâmetros fundamentados nos conteúdos teóricos que levem em conta as inter-relações meio-físico-espaço construído, contribui tangencialmente para a construção de espaços adequados às atividades do homem do ponto de vista de sua adequação audiovisual e salubridade ambiental. Experiências feitas com alunos do curso de arquitetura e urbanismo, como atividades práticas de sala de aula, pós aula teórica, tem sido amplamente relevante para detectar o desempenho do estudante no campo da acústica. Em salas de aula, quando existe a presença de outras fontes sonoras além da fala do professor e conversas paralelas de alunos, torna-se importante a requalificação desse ambiente, na forma de conjugar-se com o objetivo de satisfazer com as experiências do conforto acústico para as práticas sociais do homem. Essa análise das deficiências e conflitos sobre ambientes construídos, em especial as salas de aula, faz-se necessária, a fim de estudar uma forma de redução de ruído, bem como a forma de tratar o ambiente. A partir desses conceitos inerentes ao ambiente construído, o presente trabalho destaca a importância de áreas escolares bem concebidas ao controle de ruído e a presença de técnicas construtivas, como forma de integrar a qualidade de audibilidade à sala de aula, em especial, assegurando um cenário agradável, onde o meio supostamente interage com o homem.

Biografia do Autor

Adriana Aparecida CARNEIRO ROSA, Centro Universitário de Jaguariúna - UniFAJ

Adriana Aparecida Carneiro Rosa é Arquiteta e Urbanista formada pela
Universidade de Alfenas, MG em 1997. Mestre em Engenharia Civil pela FECUNICAMP,
em 2003. Integrante do Grupo de Estudos de Planejamento Urbano
de Cidades Saudáveis (GEPUCS), Grupo de Estudos Desenvolvimento
Sustentável através das Águas (DES-AGUA), Grupo de Estudos Tecnologias
de Fabricação e Design Digital para Arquitetura e Urbanismo (TecDAU) e
Professora do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e do Instituto
Paulista de Ensino e Pesquisa (IPEP).

Débora Tcheise da Silva CAMPOS, Centro Universitário de Jaguariúna - UniFAJ

Debora Tcheise da Silva Campos é Aluna do 7º semestre do curso de
Arquitetura e Urbanismo, do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ).

Downloads

Publicado

01/11/2018