ETEC-TERAPIA

Autores

  • Mirele Vinhas VOLTOLINI CATI/ C.A. Sud Mennucci e Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza/ ETEC Ilha Solteira-SP
  • Monique Dias PINTO Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / ETEC Ilha Solteira-SP
  • Luciano da Paz SANTOS Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / ETEC Ilha Solteira-SP
  • Jéssica Dayane ZILLI Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / ETEC Ilha Solteira-SP
  • Tamires Pereira LIMA Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza / ETEC Ilha Solteira-SP

Palavras-chave:

ervas medicinais, PANCs, sustentabilidade ambiental

Resumo

Este projeto, que teve parceria da CATI, objetivou estimular a participação acadêmica e popular, bem como o controle social, através da disseminação e uso racional de plantas alimentícias não convencionais (PANCs), medicinais, fitoterápicas e condimentares na alimentação e medicina. Ele foi desenvolvido por meio de: levantamentos com registros fotográficos e identificações das espécies existentes no município de Ilha Solteira-SP; confecção de uma cartilha contendo informações sobre características e usos de cinquenta exemplares; realizações de duas oficinas, sendo uma de identificação e utilização de PANCs e a outra sobre processamento artesanal de ervas medicinais e; análises sensoriais de três pratos culinários- mousse de hibisco, patê de serralha e mexido de caxi- a fim de avaliar suas propriedades: cor, odor, sabor e textura. Como resultado qualitativo alcançado, verificou-se que o desenvolvimento desta tecnologia possibilitou a reflexão sobre mudanças de hábitos alimentares a fim de promover sustentabilidade ambiental, saúde e segurança alimentar assim como bem estar das pessoas através do cultivo e uso das ervas medicinais, fitoterápicas, condimentares e PANCs, com implantações e aplicabilidades de sistemas agroecológicos dentro da escola, introduzindo os quintais comestíveis, que poderão ser usados para consumos de alimentos benéficos à saúde e sem agrotóxicos, inclusive na merenda escolar, e também como alternativas para pesquisas de desenvolvimentos de tecnologias e inovações e em aulas diferenciadas de ciências e matemática.

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Publicado

01/01/2019