O USO DA GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA

Autores

  • Layla Cristina RODRIGUES Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
  • Marialba Rita MARETTI Colégio de Aplicação Pio XII
  • Maynara de Oliveira RIBEIRO Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Palavras-chave:

Gamificação, Sociologia, Ensino Médio

Resumo

O seguinte trabalho trata da aplicação de gamificação na disciplina de Sociologia. Um jogo onde os alunos, divididos em dois grupos, sorteavam frases buscando “vivenciar” o conceito de habitus de Pierre Bourdieu, para perceberem diferenças entre indivíduos de uma mesma sociedade, devido condições não eletivas. No jogo um grupo sempre sorteava características favoráveis a trajetória, já o outro, recebia apenas frases com situações, vivências ou características que desfavoreciam ou limitavam o acesso a meios de cultura e/ou lazer, geralmente relacionado a um contexto social especifico. O objetivo era que com estímulo lúdico, e representação visual, a explicação sobre habitus fosse melhor entendida pelos alunos. Diferentemente da aula expositiva, primeiramente realizou-se o jogo e ao final foi dada a explicação teórica, assim, os alunos faziam apontamentos durante a dinâmica, utilizando sua lógica para construírem conhecimento e não apenas recebê-lo passivamente. Notou-se o engajamento dos alunos em debates e criação de teorias para explicar o distanciamento entre os grupos, inicialmente alinhados, que causava impacto visual e sensível, sentido de maneira diferente pelos integrantes de cada grupo. Aprenderam também, sobre a dialética hegeliana, formulando teorias refutadas pelos colegas, e construindo uma nova para explicar o experimento.

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Publicado

01/01/2021