EDUCAÇÃO ARISTOCRÁTICA OU EMANCIPATÓRIA EM FRIEDRICH NIETZSCHE

Autores

  • SAMUEL MENDONÇA Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • PATRICIA NUNES ARANTES Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Educação aristocrática, Emancipação, Nietzsche

Resumo

Investiga-se a educação aristocrática ou emancipatória, fundamentada nos fragmentos póstumos referentes ao terceiro período da vida produtiva de Friedrich Nietzsche. A questão que norteia esta investigação baseia-se na pergunta: há elementos de fundamentação de uma educação emancipatória nos escritos do terceiro período de Friedrich Nietzsche? Por educação aristocrática ou emancipatória entendemos a educação de excelência, que possibilita ao educando se tornar autodidata, a partir da autocrítica e da autossuperação, ou seja, a partir do desenvolvimento de sua vontade de potência. O método, de revisão bibliográfica, justifica-se no contexto de investigação realizada em filosofia da educação. A seleção do material para a análise foi feita considerando (i) a necessidade de estudo de fontes primárias e (ii) a prioridade de comentadores e tradutores reconhecidos no Brasil. Com efeito, não se pretende apresentar um modelo educacional que possa resolver os problemas educacionais. Esta possibilidade seria, no mínimo, contraditória quanto ao referencial teórico adotado, o perspectivismo, na medida em que não é possível estabelecer verdades derradeiras, mas, no máximo, interpretar o real. Os resultados alcançados baseiam-se na fundamentação da educação emancipatória a partir dos escritos de Nietzsche em seu terceiro período produtivo, que se apresenta como condição da superação do homem comum.

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Publicado

01/09/2022