O PRIMEIRO ANO DO CURSO DE MEDICINA

RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Karina Kelly Fiaux do NASCIMENTO Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Marcela Cristyane ARAUJO Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Ana Flávia Ramos Pires ANACLETO Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Daniela Cotrim FAGUNDES Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Felipe Vinícius Custódio CAPUCHINHO Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Magnania Cristiane Pereira COSTA Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Daniela Barreto de MORAES Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Educação médica, Estratégia de saúde da família

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014 para o curso de medicina preveem que o estudante desenvolva responsabilidade social e capacidade de cuidado com base na integralidade do indivíduo. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Diamantina/MG, por meio do módulo Práticas de Integração, Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC) permite que os discentes vivenciem experiências que extrapolem uma medicina biologicista proporcionando reflexões críticas acerca dos determinantes sociais em saúde e sua importância no processo de adoecimento. Contudo, a pandemia da COVID-19 suscitou a necessidade de reinvenção da forma como aplicar as práticas e, por isso, é relevante descrever as experiências na atenção básica de um grupo de estudantes durante o primeiro ano do curso de medicina nesse momento tão específico. A metodologia utilizada para pontuar os desafios e as potencialidades desse primeiro contato com a Atenção Básica foi o Grupo Focal. Assim, foi possível perceber que, mesmo diante das vulnerabilidades ocasionadas em função da pandemia da COVID-19, a experiência do contato com a Atenção Básica, já no primeiro período do curso, proporcionou aos estudantes oportunidades únicas e satisfatórias de aprendizagem.

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Publicado

01/02/2023