PERCEPÇÕES SOCIOAMBIENTAIS PELO VIÉS DISCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Palavras-chave:
Questão socioambiental, Educação ambiental, Problemas socioambientaisResumo
Os impactos negativos das ações antrópicas sobre o meio natural afloraram os debates acerca da questão socioambiental a partir da segunda metade do século XX. Em decorrência disso, surgiu a necessidade de se construir outras racionalidades alicerçadas nos saberes e valores ecológicos, originando assim a educação ambiental, compreendida atualmente como parte importante das atividades realizadas pelos professores. Diante disso, o objetivo deste artigo é fazer um levantamento entre os discentes dos períodos finais do curso de licenciatura em geografia da Universidade Federal do Pará, Campus Ananindeua. O trabalho foi constituído por uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, efetivado como estudo de caso, com o propósito de verificar as percepções dos discentes sobre a questão socioambiental e, dessa forma, destacando a perspectiva da educação ambiental apreendida pelos discentes durante os períodos cursados. Para isso, seguiu-se as seguintes etapas: contextualização; coleta de dados, realizado por meio da aplicação de formulário; e, análise, sistematização e apresentação dos dados obtidos. Através disso, constatou-se que a concepção de educação ambiental assimilada pelos discentes aproximam-se das concepções conservacionista e crítica, como também, percebeu-se dificuldades argumentativas em relacionar política, economia, educação e cultura, enquanto eixos que se inter-relacionam na compreensão dos problemas socioambientais.