APRENDER A APRENDER
UMA TRAJETÓRIA POSSÍVEL PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO ÂMBITO HOSPITALAR?
Palavras-chave:
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem, Trabalhador da saúde, Aprendizagem baseada em problemasResumo
Estudo de abordagem qualitativa, de natureza interpretativa-explicativa, com foco na perspectiva de educandos sobre as aprendizagens construídas em uma iniciativa educacional lato sensu orientada por competência, baseada em metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem e voltada à melhoria do cuidado em saúde. Trinta e três hospitais participaram dessa iniciativa de pós-graduação em “Gestão da Clínica nos Hospitais do SUS” sendo definida uma amostra intencional de cinco hospitais, considerando estrutura física, organizacional, vinculação à rede de atenção e existência de programa de pós-graduação. Dos quarenta e seis Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) dos profissionais de saúde vinculados aos hospitais selecionados 17 TCC foram analisados utilizando-se o método de saturação. A análise qualitativa dos trabalhos foi realizada segundo a modalidade temática da análise de conteúdo. À luz dos referenciais sociointeracionistas da educação, os principais resultados apontaram que as metodologias ativas e a abordagem dialógica foram os dispositivos educacionais que mais contribuíram para a transformação das práticas dos educandos. A capacidade para aprender a aprender, o pensamento problematizador e o uso de ferramentas da gestão da clínica foram relatados como novos saberes e práticas construídos a partir da iniciativa educacional investigada.