A IMPOSSIBILIDADE DE INTERPRETAÇÃO TELEOLÓGICA LIMITAR A IMUNIDADE INCONDICIONADA PREVISTA NO ARTIGO 156, § 2o, I DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

Autores

  • João Carlos de Lima Junior Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

hermenêutica, ITBI, imunidade incondicionada

Resumo

Com o presente artigo busca-se oferecer contribuição para solução de desafios técnicos através de avaliação do melhor critério hermenêutico a ser aplicado quando se trata da imunidade prevista no artigo 156, § 2o, I, da Constituição Federal, pelo qual dispôs o Constituinte que toda transmissão de bem imóvel com o propósito de integralizar o capital social de uma pessoa jurídica é imune à incidência do ITBI. Utilizou-se o método hipotético-dedutivo, apto a produzir conhecimento teórico com possibilidade de aplicação prática do conhecimento adquirido, através de bases doutrinárias, legislativas e levantamento jurisprudencial, no que se verificará, por meio de avaliação interpretativa voltada à extração do conteúdo da norma imunizante, que se está diante de imunidade incondicionada e, portanto, de eficácia plena e de aplicabilidade direta e imediata. Em contraponto, são apresentados julgados de diversos Tribunais de Justiça, dos quais a análise do critério hermenêutico utilizado por seus respectivos intérpretes revela que na busca pela finalidade da norma acabou- se por trazer limitação não prevista e sequer desejada pelo Constituinte.

Referências

ÁVILA, Humberto. Sistema Constitucional Tributário. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

Código Tributário Nacional

Constituição da República Federativa do Brasil

CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de Direito Tributário. 30a ed. São Paulo: Saraiva, 2019.

COELHO, Sacha Calmon Navarro. Curso de Direito Tributário Brasileiro, 18a ed. Editora Forense. Rio de Janeiro:2022.

COSTA, Regina Helena. Curso de Direito Tributário. 12a ed. São Paulo: Saraiva, 2020. GRECO, Marco Aurélio. Imunidade Tributária. In: MARTINS, Ives Gandra as Silva

(coord). Imunidade Tributária. São Paulo: Dialética, 1988, p.711. HARADA, Kiyoshi. ITBI, doutrina e prática. 2a ed. São Paulo: Atlas, 2016.

MACHADO, Hugo de Brito. Comentários ao Código Tributário Nacional. 3a ed. São Paulo: Atlas, 2015.

PAULSEN, Leandro. Direito Tributário: CONSTITUIÇÃO E CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL à luz da doutrina e jurisprudência. 18a ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

SERRANO, Mônica de Almeida Magalhães, Liberdade Religiosa e a Imunidade Tributária, São Paulo: Almedina, 2023.

SCHOUERI, Luis Eduardo. Direito tributário. 11a ed. – São Paulo: Saraiva, 2022.

Downloads

Publicado

18/05/2024