CRIATIVIDADE NA VISÃO DE PROFESSORES

DEFINIÇÃO E USO NA PRÁTICA PROFISSIONAL

Autores

  • Tatiana de Cássia NAKANO Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Criatividade, Professor, Ensino

Resumo

A criatividade tem apresentado historicamente uma grande diversidade de definições. Investigar a concepção que os professores possuem acerca dessa característica se torna importante, dado o fato de que a literatura científica têm apontado a importância desses profissionais para o desenvolvimento da criatividade na escola. Assim 20 professores, 10 de escola pública da cidade de João Pessoa / PB (8F e 2M) e 10 da cidade de Campinas / SP (6F e 4M) responderam a um questionário aberto contendo três perguntas que buscavam investigar como esses definem a criatividade, se consideram-se criativos na vida pessoal e se utilizam a criatividade na sala de aula. Os resultados indicaram que a maior parte dos professores avaliou-se como criativo na vida pessoal e profissional (80%), afirmando que fazem uso da criatividade na sala de aula por meio do uso de várias estratégias criativas. Entretanto, para estes profissionais esta característica está relacionada à idéia de inovação e capacidade de criar algo novo, concordando com a visão do senso comum, demonstrando o desconhecimento acerca do construto. Estes resultados mostram-se preocupantes na medida em que parecem indicar que, embora se considerem criativos, provavelmente contribuem pouco para o estímulo à criatividade de seus alunos, dado o desconhecimento da definição do conceito e formas de estimulação em sala de aula.

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Publicado

01/01/2012