MARKETING, CAOS E COMPLEXIDADE
Resumo
Estamos habituados a reconhecer o marketing em sua dimensão prática e aplicada, ou seja, a pensar o marketing como a comunicação, propaganda, preço, distribuição, características dos produtos, promoções, enfim as operações que envolvem e influenciam a transação entre comprador e vendedor de um bem ou serviço. Apesar desta visão ser, sem dúvida, muito relevante seja para a administração, seja para as organizações, ou mesmo para os consumidores, não existe uma teoria geral de marketing, suficientemente sistematizada, conceitualizada e corroborada por uma ampla maioria de praticantes e teóricos de marketing, que sustente de forma sólida, consistente e genérica as aplicações de marketing realizadas pelas organizações. Alguns teóricos tem procurado diminuir esta lacuna, ou seja, avançar em uma teoria de marketing mais geral e mais consistente. O presente artigo tem por objetivo discutir uma destas tentativas, realizadas por Hunt (1) através da teoria das vantagens de recursos – TVR - (resource-advantage theory) e propor algumas possíveis contribuições da teoria do caos e complexidade para o enriquecimento do modelo TVR.