Marketing, Chaos and Complexity

Authors

  • Rodolfo Leandro de Faria OLIVO Faculdades Unopec

Abstract

Estamos habituados a reconhecer o marketing em sua dimensão prática e aplicada, ou seja, a pensar o marketing como a comunicação, propaganda, preço, distribuição, características dos produtos, promoções, enfim as operações que envolvem e influenciam a transação entre comprador e vendedor de um bem ou serviço. Apesar desta visão ser, sem dúvida, muito relevante seja para a administração, seja para as organizações, ou mesmo para os consumidores, não existe uma teoria geral de marketing, suficientemente sistematizada, conceitualizada e corroborada por uma ampla maioria de praticantes e teóricos de marketing, que sustente de forma sólida, consistente e genérica as aplicações de marketing realizadas pelas organizações. Alguns teóricos tem procurado diminuir esta lacuna, ou seja, avançar em uma teoria de marketing mais geral e mais consistente. O presente artigo tem por objetivo discutir uma destas tentativas, realizadas por Hunt (1) através da teoria das vantagens de recursos – TVR - (resource-advantage theory) e propor algumas possíveis contribuições da teoria do caos e complexidade para o enriquecimento do modelo TVR.

Author Biography

Rodolfo Leandro de Faria OLIVO, Faculdades Unopec

Graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas –
EAESP/FGV. Pós-graduado pela EPGE/FGV - MBA Executivo Internacional com
extensão na Ohio University. Mestrando em administração de empresas pela
Pontifícia Universidade Católica de SP– PUC/SP. Exerce a atividade profissional
de professor da Faculdade Comunitária de Campinas e da Faculdade Unopec de
Sumaré nos cursos de graduação em administração de empresas, além de
consultoria empresarial e empreendedorismo.

Published

2005-01-01