POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS CLIENTES DE UMA FARMÁCIA HOSPITALAR EM ONCOLOGIA SITUADA EM MINAS GERAIS
Palavras-chave:
Farmácia hospitalar em oncologia, Saúde, PercepçãoResumo
O objetivo deste trabalho é identificar a percepção dos clientes de uma farmácia hospitalar em oncologia, mantida pelo Sistema Único de Saúde – SUS situada num hospital de grande porte localizado numa cidade do Sul de Minas Gerais, em relação à sua estrutura física e aos produtos – bens e serviços – oferecidos. Os clientes que participaram do estudo são pacientes oncológicos que retiram medicamentos na farmácia objeto de estudo para os tratamentos que realizam, a fim de amenizar os efeitos e/ou eliminar a doença. Para atingir o objetivo proposto utilizou-se de pesquisas bibliográfica, descritiva e participante e das técnicas de captação de dados observação e questionários, que foram respondidos por clientes e pelos funcionários da farmácia, a fim de comparar as percepções identificadas e verificar os seus impactos nas vidas dos clientes. Como resultado obteve-se uma percepção positiva dos clientes em relação à farmácia, mas negativa em relação a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – UNACON, que não era o foco da pesquisa, gerando informações que apresentam a relação indivíduo, ambiente e saúde, vistos como processos inter-relacionados e indissociáveis.