COMPREENSÃO DE LEITURA

APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE CLOZE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Eva Catalina Pierotti dos SANTOS Faculdades UNOPEC Indaituba PUC-Campinas

Palavras-chave:

Técnica de cloze, estratégias de aprendizagem, estratégias de compreensão de leitura

Resumo

O uso de diferentes instrumentos de aprendizagem de leitura com compreensão no contexto universitário é muito importante para facilitar o sucesso acadêmico de estudantes universitários. O objetivo deste texto é revisar os estudos e pesquisas realizados até o final da década de noventa do século XX em relação aos pressupostos teóricos subjacentes à técnica de cloze e à aplicação desta técnica à compreensão de leitura de estudantes universitários. Além de explicitar os princípios teóricos da construção do teste de cloze, este trabalho destaca de modo especial os diferentes tipos de teste de cloze, as possíveis funções deste teste, as principais abordagens de testes de linguagem e as estratégias de aprendizagem, de compreensão de leitura e de compreensão de leitura numa segunda língua.

Biografia do Autor

Eva Catalina Pierotti dos SANTOS, Faculdades UNOPEC Indaituba PUC-Campinas

Eva Catalina Pierotti dos Santos é Pedagoga, Mestre em Educação, professora
do Curso de Relações Internacionais da Faculdade Unopec Indaiatuba e do Curso
de Letras da PUC-Campinas.

Downloads

Publicado

01/08/2005