ALGUMAS ANÁLISES DA DISCIPLINA DE LIBRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURAS

REFLEXÕES E DESDOBRAMENTOS

Autores

  • Vanessa Regina de Oliveira MARTINS Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Lilian Cristine Ribeiro NASCIMENTO Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Palavras-chave:

disciplina de Libras, educação de surdos, ensino superior

Resumo

O presente trabalho objetiva problematizar a construção curricular da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas licenciaturas, bem como, trazer recortes de análises da vivência nas disciplinas lecionadas pelas autoras e, com isso, apresentar o envolvimento dos(as) alunos(as) tanto no aspecto teórico quanto prático. O trabalho fundamenta-se na análise do discurso francesa pela lente foucaultiana. Todavia, o texto se articulará em alguns conceitos de Vygotsky (1998) no que concerne a relação entre sujeito e linguagem, e Bakhtin (2006), ao perceber a correlação histórica presente na construção da disciplina, bem como a relação dialógica para composição de novos saberes. Em Foucault (1979) apoiamo-nos na perspectiva de tomar as relações de saber e poder que fazem emergir determinadas produções culturais para o momento profícuo e de análise. Portanto, nossa questão se delineia da seguinte forma: como está se consolidando o programa e currículo de tal disciplina? Quais as interfaces reais da mesma e o comprometimento visível dos futuros educadores que tiveram em sua grade a Libras como disciplina obrigatória? Os resultados apontam para o fato de que a mudança de concepções normalizadoras sobre o aluno surdo, de forma a possibilitar ao futuro professor uma visão mais realista e adequada da educação destes alunos foi mais significativa para estes graduandos do que somente o conhecimento básico da língua de sinais.

Biografia do Autor

Vanessa Regina de Oliveira MARTINS, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela PUCCAMP (2004). Especialista em psicopedagogia institucional e clínica - Atualize/Unibem (2007). Mestre em Educação pela UNICAMP (2008). Doutora em Educação pela UNICAMP na área de concentração em filosofia e história da educação (2013). Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras/ Língua Portuguesa no Departamento de Psicologia. Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Surdez e Abordagem Bilíngue (UFSCar). Membro do Grupo de Estudos TRANSVERSAL coordenado pelo Prof. Dr. Silvio Gallo e do GES (Grupo de Estudos Surdos) coordenado pela professora Dra. Lilian. Coordenadora do grupo de estudos discursivo em língua de sinais (GEDILS) em parceria com o professor Vinícius Nascimento na UFSCar.

Lilian Cristine Ribeiro NASCIMENTO, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontificia Universidade Católica de Campinas (1987), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor doutor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de surdos, consciência fonológica, fracasso escolar, terapia fonoaudiológica e avaliação.

Downloads

Publicado

01/10/2015