ALGUMAS ANÁLISES DA DISCIPLINA DE LIBRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURAS
REFLEXÕES E DESDOBRAMENTOS
Palavras-chave:
disciplina de Libras, educação de surdos, ensino superiorResumo
O presente trabalho objetiva problematizar a construção curricular da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas licenciaturas, bem como, trazer recortes de análises da vivência nas disciplinas lecionadas pelas autoras e, com isso, apresentar o envolvimento dos(as) alunos(as) tanto no aspecto teórico quanto prático. O trabalho fundamenta-se na análise do discurso francesa pela lente foucaultiana. Todavia, o texto se articulará em alguns conceitos de Vygotsky (1998) no que concerne a relação entre sujeito e linguagem, e Bakhtin (2006), ao perceber a correlação histórica presente na construção da disciplina, bem como a relação dialógica para composição de novos saberes. Em Foucault (1979) apoiamo-nos na perspectiva de tomar as relações de saber e poder que fazem emergir determinadas produções culturais para o momento profícuo e de análise. Portanto, nossa questão se delineia da seguinte forma: como está se consolidando o programa e currículo de tal disciplina? Quais as interfaces reais da mesma e o comprometimento visível dos futuros educadores que tiveram em sua grade a Libras como disciplina obrigatória? Os resultados apontam para o fato de que a mudança de concepções normalizadoras sobre o aluno surdo, de forma a possibilitar ao futuro professor uma visão mais realista e adequada da educação destes alunos foi mais significativa para estes graduandos do que somente o conhecimento básico da língua de sinais.