A PESQUISA-AÇÃO COMO COMPLEMENTO À ESCUTA ALTERITÁRIA

Autores

  • Patrick Pereira Faculdade Jaguariúna
  • Regina Maringoni de Oliveira Faculdade Jaguariúna

Palavras-chave:

Escuta Alteritária, Pesquisa-Ação, Relação Professor-Aluno

Resumo

O professor deve estar aberto às particulares de seus alunos e grupos, planejando suas aulas a partir destas. Este trabalho objetiva descrever uma estratégia de avaliação da subjetividade de alunos, com o intuito de melhorar a prática do professor. A estratégia utilizada tem como referencial a pesquisa-ação conforme descrita por David Tripp e sua aplicabilidade nesse contexto se compreende como um complemento à escuta Alteritária, uma vez que visa ‘escutar’ os alunos, para entendê-los e respeitar suas idiossincrasias. A pesquisa ação se mostrou uma técnica importante para o estabelecimento de uma escuta Alteritária, da compreensão dos alunos e melhora da prática pedagógica na sala de aula.

Biografia do Autor

Patrick Pereira, Faculdade Jaguariúna

Psicólogo e pós-graduando em Psicopedagogia pela Faculdade Jaguariúna, atua nas áreas da Psicologia Educacional e Clínica. Membro do GEPPEM II - Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação Moral da UNICAMP e membro do GEMOBIAS – Grupo de Estudos de Mobilidade e Acessibilidade para Cidades Saudáveis da Faculdade Jaguariúna.

Regina Maringoni de Oliveira, Faculdade Jaguariúna

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1988), e graduação em Pedagogia (2001). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1999), e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Atualmente é Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Jaguariúna - FAJ e Supervisora Educacional da Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura Municipal de Campinas-SP.

Downloads

Publicado

01/10/2015