UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FÍSICA NAS ENGENHARIAS COM A UTILIZAÇÃO DE FOTOSENSORES

Autores

  • Priscila Todero ALMEIDA Faculdade de Jaguariúna
  • Jorge Miguel D.M.C PIRES Faculdade de Jaguariúna

Palavras-chave:

Ensino de Física, Efeito Fotoelétrico, Fotosensores

Resumo

Esse trabalho descreve uma proposta de Ensino de Física nas Engenharias que tem como objetivo principal o estudo do Efeito Fotoelétrico utilizando aulas expositivas, contextualização dos modelos físicos do final do século XIX e inicio do século XX, utilização de imagens de simulação do Efeito Fotoelétrico e textos de Divulgação Científica (DC) que versam sobre Fotosensores. A ideia principal dessa proposta é expor aos estudantes de engenharia uma contextualização do final do século XIX e inicio do século XX conjunta com surgimento da Física Moderna e Contemporânea (a partir do Efeito Fotoelétrico) e por fim, apresentar as suas aplicações atuais, como por exemplo, os Fotosensores. Proponho também a utilização da Análise de Discurso (AD) aporte teórico metodológico na análise dos resultados posteriormente coletados.

Biografia do Autor

Priscila Todero ALMEIDA, Faculdade de Jaguariúna

Doutoranda em Educação e membro do grupo de estudo e pesquisa em
Ciência e Ensino (gepCE) da Faculdade de Educação da Unicamp, Campinas,
SP, Brasil. Assessora Pedagógica do curso de Engenharia Civil – Faculdade de
Jaguariúna - FAJ

Jorge Miguel D.M.C PIRES, Faculdade de Jaguariúna

Especialista em Segurança do Trabalho pela Faculdade de Engenharia
Mecânica da Unicamp, Campinas, SP, Brasil. Coordenador do Curso de do
curso de Engenharia Civil – Faculdade de Jaguariúna - FAJ

Downloads

Publicado

01/07/2016