UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FÍSICA NAS ENGENHARIAS COM A UTILIZAÇÃO DE FOTOSENSORES
Palavras-chave:
Ensino de Física, Efeito Fotoelétrico, FotosensoresResumo
Esse trabalho descreve uma proposta de Ensino de Física nas Engenharias que tem como objetivo principal o estudo do Efeito Fotoelétrico utilizando aulas expositivas, contextualização dos modelos físicos do final do século XIX e inicio do século XX, utilização de imagens de simulação do Efeito Fotoelétrico e textos de Divulgação Científica (DC) que versam sobre Fotosensores. A ideia principal dessa proposta é expor aos estudantes de engenharia uma contextualização do final do século XIX e inicio do século XX conjunta com surgimento da Física Moderna e Contemporânea (a partir do Efeito Fotoelétrico) e por fim, apresentar as suas aplicações atuais, como por exemplo, os Fotosensores. Proponho também a utilização da Análise de Discurso (AD) aporte teórico metodológico na análise dos resultados posteriormente coletados.