ÍNDICES QUE ANALISAM A AUTOMAÇÃO DOS PROCESSOS
Palavras-chave:
Automação de Processos, Processos, Índice de AutomaçãoResumo
Nos últimos anos a automação de operações e processos tem criado oportunidades e desafios para empresas que desejam se manter competitivas neste mercado de constantes mudanças. A automação normalmente possibilita obter melhores resultados em termos de qualidade, sobre o controle e segurança das informações, na velocidade na execução de atividades, bem como na redução de custo. Entretanto, a tecnologia sozinha não é capaz de tornar as organizações mais competitivas, eficientes ou orientadas para a qualidade. Muito mais importante do que definir como usar os computadores (ou tecnologia da informação) para melhorar os processos de negócio é identificar quais deles precisam ser aperfeiçoados (João, 2012). O importante é estabelecer como as operações de negócio devem acontecer e quais as exigências chave dos negócios. Depois disso é que deve ser escolhido um software que se adapte melhor às necessidades da empresa (Turban e Volonino, 2011). O risco é investir muito tempo e dinheiro em processos de negócios pouco relevantes (João, 2012). Por isso as ações, iniciativas e investimentos em automação de processos devem considerar a organização como um todo, para que haja equilíbrio e harmonia entre as operações e informações da empresa, evitando assim o desperdício de recursos e o aparecimento de “ilhas de informação” e “gargalos” nos processos. Neste sentido, este artigo propõe a utilização de um modelo para medir e analisar o uso eficiente dos recursos de automação dos processos de uma organização. Para isso, o “modelo de índice de automação” foi aplicado em uma empresa do setor de serviços, e os resultados obtidos permitem avaliar como a empresa está estruturada em relação aos recursos de automação que utilizam para a operação dos seus negócios.