O PAPEL DA UNIVERSIDADE PARA O ENSINO MULTIDISCIPLINAR COM ENFOQUE NO PLANEJAMENTO URBANO SAUDÁVEL

Autores

  • Joana Martins DE CONTI Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Palavras-chave:

educação, cidade saudável, multidisciplinariedade

Resumo

O ensino multidisciplinar é uma tendência mundial que pode propiciar o entendimento do ambiente urbano de forma mais integral. A observação da disciplina de pós-graduação “Planejamento Urbano como Promotor da Cidade Saudável” ministrada na Faculdade de Arquitetura e Engenharia civil da Unicamp em 2015, por uma professora formada na área de ciência da saúde, ressaltou a importância da prática da multidisciplinariedade no ensino universitário. O andamento da disciplina e a percepção dos alunos apontam para a possível e necessária integração entre as ferramentas de planejamento e de promoção da saúde na abordagem de temas comuns, como qualidade de vida, bem-estar, participação social e políticas públicas.

Biografia do Autor

Joana Martins DE CONTI, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Arquiteta urbanista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, através de intercâmbio acadêmico, na École Nationale Supérieure d’Architecture de Bretagne (ENSAB) na França e Royal Institute of Tecnology (KTH) na Suécia. Atualmente realizando mestrado no programa Arquitetura, Tecnologia e Cidade na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Publicado

01/09/2016