LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO DE INFORMÁTICA PARA IDOSOS

Autores

  • Roberta dos Santos TARALLO Faculdade de Jaguariúna e Faculdade Max Planck
  • Elisandra Villela Gasparetto SÉ Faculdade de Jaguariúna e Faculdade Max Planck

Palavras-chave:

Educação, Informática, Idosos

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo identificar as motivações dos idosos para aprender informática e analisar as estratégias e práticas de uso do computador em sala de aula. Como método de estudo, os participantes voluntários, idosos regularmente matriculados no curso de informática, responderam ao questionário contendo questões objetivas. Os idosos avaliaram o curso de informática como ótimo e bom, expressando total satisfação. As motivações, as expectativas e os objetivos estão voltados para a atualização tecnológica e aquisição de conhecimento nesta área. As dificuldades assinaladas ainda são pontuais e correlacionadas ao manuseio do computador, ao entendimento e segurança sobre a tarefa e à necessidade de repetição e prática. Evidenciou-se que poucos se dedicam diariamente à atividade de informática fora da sala de aula. O modo de ensino-aprendizagem de informática para idosos é heterogêneo, observado na facilidade de alguns e na dificuldade de outros. As estratégias e práticas de uso do computador nas aulas de informática na Faculdade Aberta à Terceira Idade da Faculdade de Jaguariúna proporcionaram aos idosos oportunidades de participação em práticas sócio–comunicativas e de inclusão digital social.

Biografia do Autor

Roberta dos Santos TARALLO, Faculdade de Jaguariúna e Faculdade Max Planck

Gerontóloga e Mestre em Gerontologia pela FCM/UNICAMP. Doutoranda em Educação na FE/UNICAMP. Professora terceirizada do Curso do Programa de Formação e Educação Continuada do Idoso - PROFECI da Faculdade de Jaguariúna.
Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7626320912350132

Elisandra Villela Gasparetto SÉ, Faculdade de Jaguariúna e Faculdade Max Planck

Fonoaudióloga formada pela Faculdade Integradas Teresa D’Ávila de Lorena – FATEA (1995). Mestre em Gerontologia – Faculdade de Educação – FE/UNICAMP (2003). Doutora em Linguística – Instituto de Estudos da Linguagem – Área de Neurolinguística – IEL/UNICAMP (2011). Especialista em Educação em Saúde para Preceptores do SUS pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa – IEP/HSL (2014). Exerceu a função de pesquisadora colaboradora no Ambulatório de Psiquiatria Geriátrica do Hospital de Clínicas – FCM/UNICAMP (2000-2012), e no Ambulatório de Geriatria e Gerontologia – HC/FCM/UNICAMP (2007-2010). Foi pesquisadora colaboradora no Centro de Convivência de Afásicos – IEL/UNICAMP (2006-2011). Foi Presidente da Associação Brasileira de Alzheimer – Regional São Paulo, gestão 2012-2014. Coordenadora da Associação Brasileira de Alzheimer – ABRAz Sub-regional Campinas/SP e da Sub-regional de Jaguariúna/SP. Foi pesquisadora visitante na Associação Alzheimer Portugal – Lisboa (2013). Foi membro conselheiro do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo (2012 – 2014), e do Conselho Municipal do Idoso de Jaguariúna (2012 – 2013). Atualmente é membro do Conselho Municipal do Idoso de Jaguariúna. Diretora do Centro Educacional Perspectiva, Cursos de Pós-graduação e extensão com parceria Grupo Polis Educacional (Faculdade de Jaguariúna e Faculdade Max Planck de Indaiatuba). Idealizadora e Coordenadora do Programa de Formação e Educação Continuada do Idoso da Faculdade Jaguariúna e da Faculdade Max Planck, Indaiatuba – SP. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa de Seres Humanos da Faculdade de Jaguariúna e da Faculdade Max Planck. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Uso de Animais da FAJ e da Faculdade Max Planck. Conselheira do Conselho Municipal do Idoso de Jaguariúna. Membro Conselheira e Pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisas Interdisciplinares da Faculdade de Jaguariúna e da Faculdade Max Planck. Membro parecerista da Revista Intellectus. Professora Titular da Universidade Paulista – UNIP É colunista semanal do site Vya Estelar da UOL. Coluna Mente na Terceira Idade. Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1267773065197502

Downloads

Publicado

01/01/2017