LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO DE INFORMÁTICA PARA IDOSOS
Palavras-chave:
Educação, Informática, IdososResumo
A presente pesquisa teve por objetivo identificar as motivações dos idosos para aprender informática e analisar as estratégias e práticas de uso do computador em sala de aula. Como método de estudo, os participantes voluntários, idosos regularmente matriculados no curso de informática, responderam ao questionário contendo questões objetivas. Os idosos avaliaram o curso de informática como ótimo e bom, expressando total satisfação. As motivações, as expectativas e os objetivos estão voltados para a atualização tecnológica e aquisição de conhecimento nesta área. As dificuldades assinaladas ainda são pontuais e correlacionadas ao manuseio do computador, ao entendimento e segurança sobre a tarefa e à necessidade de repetição e prática. Evidenciou-se que poucos se dedicam diariamente à atividade de informática fora da sala de aula. O modo de ensino-aprendizagem de informática para idosos é heterogêneo, observado na facilidade de alguns e na dificuldade de outros. As estratégias e práticas de uso do computador nas aulas de informática na Faculdade Aberta à Terceira Idade da Faculdade de Jaguariúna proporcionaram aos idosos oportunidades de participação em práticas sócio–comunicativas e de inclusão digital social.