ÁRVORE GENEALÓGICA DAS PROFISSÕES
UMA ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA DE ADOLESCENTES
Palavras-chave:
projeto de vida, adolescência, psicologia escolarResumo
A construção de um projeto de vida (PV) pelos adolescentes pode direcionar seus comportamentos para atividades mais prazerosas e saudáveis, que darão um sentido às suas vidas e uma perspectiva de futuro. Ter um PV também pode afastar os adolescentes de situações nocivas, como uso de drogas e outros comportamentos de risco. Apesar de sua importância, são raras as práticas educativas que têm como objetivo auxiliar os adolescentes a construírem seu PV. O objetivo deste trabalho é apresentar uma atividade desenvolvida em sala com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de 2013 a 2017 que visa auxiliar na construção do PV a partir de diálogos com seus familiares. Os adolescentes eram solicitados a construir uma árvore genealógica das profissões dos seus familiares, na qual podiam incluir amigos. A seguir, os adolescentes deviam perguntar para cada indivíduo que inseriu em sua árvore as seguintes questões: Qual profissão seguiu?; Qual profissão queria ter seguido?; Qual profissão admira?; Qual profissão sugere que o adolescente siga? Em outro momento, os resultados das questões sobre a árvore eram apresentados e discutidos com o grupo. Os resultados mostraram que essa atividade promoveu: (a) estreitamento do vínculo com seus familiares; (b) conhecimento de diversas profissões; (c) entendimento das suas expectativas e ansiedades, especialmente quando estas têm relações com as expectativas e ansiedades de seus familiares; (d) elaboração de seu PV com o auxílio do conhecimento e experiência de outras pessoas próximas a eles. Nesse sentido, a árvore genealógica das profissões enfatizou a importância da família para a construção do PV e se mostrou uma estratégia de fácil aplicação e favorável ao desenvolvimento dos projetos de vida dos alunos. Deve-se salientar, no entanto, que outros aspectos devem ser levados em consideração para se pensar o PV do adolescente além da escolha profissional.