ÁRVORE GENEALÓGICA DAS PROFISSÕES

UMA ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA DE ADOLESCENTES

Autores

  • Patrick PEREIRA Centro Universitário de Jaguariúna - UNIFAJ
  • Letícia Lovato DELLAZZANA-ZANON PUC-Campinas

Palavras-chave:

projeto de vida, adolescência, psicologia escolar

Resumo

A construção de um projeto de vida (PV) pelos adolescentes pode direcionar seus comportamentos para atividades mais prazerosas e saudáveis, que darão um sentido às suas vidas e uma perspectiva de futuro. Ter um PV também pode afastar os adolescentes de situações nocivas, como uso de drogas e outros comportamentos de risco. Apesar de sua importância, são raras as práticas educativas que têm como objetivo auxiliar os adolescentes a construírem seu PV. O objetivo deste trabalho é apresentar uma atividade desenvolvida em sala com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de 2013 a 2017 que visa auxiliar na construção do PV a partir de diálogos com seus familiares. Os adolescentes eram solicitados a construir uma árvore genealógica das profissões dos seus familiares, na qual podiam incluir amigos. A seguir, os adolescentes deviam perguntar para cada indivíduo que inseriu em sua árvore as seguintes questões: Qual profissão seguiu?; Qual profissão queria ter seguido?; Qual profissão admira?; Qual profissão sugere que o adolescente siga? Em outro momento, os resultados das questões sobre a árvore eram apresentados e discutidos com o grupo. Os resultados mostraram que essa atividade promoveu: (a) estreitamento do vínculo com seus familiares; (b) conhecimento de diversas profissões; (c) entendimento das suas expectativas e ansiedades, especialmente quando estas têm relações com as expectativas e ansiedades de seus familiares; (d) elaboração de seu PV com o auxílio do conhecimento e experiência de outras pessoas próximas a eles. Nesse sentido, a árvore genealógica das profissões enfatizou a importância da família para a construção do PV e se mostrou uma estratégia de fácil aplicação e favorável ao desenvolvimento dos projetos de vida dos alunos. Deve-se salientar, no entanto, que outros aspectos devem ser levados em consideração para se pensar o PV do adolescente além da escolha profissional.

Biografia do Autor

Patrick PEREIRA, Centro Universitário de Jaguariúna - UNIFAJ

Psicólogo (UNIFAJ, 2012), Psicopedagogo (UNIFAJ, 2016) e
Mestrando em Psicologia (PUC-CAMPINAS). Atua como Psicólogo Clínico e
Escolar; trabalha no setor de pesquisa do Centro Universitário de Jaguariúna -
UNIFAJ. Membro do Grupo de Estudos de Mobilidade e Acessibilidade para
Cidades Saudáveis (GEMOBIAS) e do Grupo De Estudos De Promoção Da
Saúde E Qualidade De Vida (GEPV) da UNIFAJ.

Letícia Lovato DELLAZZANA-ZANON, PUC-Campinas

É Psicóloga (PUCRS, 2001), Especialista
em Terapia de Família e Casal (Domus, 2004), Mestre em Psicologia (UFRGS,
2008) e Doutora em Psicologia (UFRGS, 2014). É Professora do Programa de
Pós-Graduação em Psicologia e do Curso de Graduação em Psicologia da
PUC-Campinas. É pesquisadora do grupo de pesquisa Psicologia da Saúde e
Desenvolvimento da Criança e do Adolescente do Programa de Pós-
Graduação em Psicologia e do Curso de Graduação em Psicologia da PUCCampinas.
É membro do grupo de trabalho Avaliação em Psicologia Positiva e
Criatividade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em
Psicologia (ANPEPP). É colaboradora do Laboratório de Psicologia e
Epistemologia Genética (LAPEGE/UFRGS). Atua na área de Psicologia do
Desenvolvimento, com ênfase em desenvolvimento do adolescente e
construção do projeto de vida

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Publicado

01/11/2017