O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

MA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Alexandre de Oliveira CAMARGO Faculdade Max Planck

Palavras-chave:

metodologias ativas, ensino-aprendizado e andragogia no ensino superior

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar, por meio de uma revisão bibliográfica, a eficácia da utilização das metodologias ativas na construção do processo ensino e aprendizado no ensino superior, bem como suas contribuições ao centrar no aluno o protagonismo do próprio aprendizado. São destacadas como vantagens da utilização das metodologias ativas: autonomia dos alunos, desenvolvimento de senso critico e criatividade, melhora no desenvolvimento de habilidades, entre outras. A pergunta significativa que norteou este trabalho foi: encontra-se na literatura da área indicações de estudos sobre a eficácia da utilização das metodologias ativas? Esta foi respondida pelo mapeamento realizado destacando as características de estudos realizados sobre a produção do conhecimento realizado na área, preferencialmente ao longo dos últimos 10 anos. Esta investigação se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, tomando como fontes as referências aqui apresentadas. Este estudo aponta a necessidade de ampliação da abrangência deste mapeamento no Brasil sobre a eficácia da utilização das metodologias ativas.

Biografia do Autor

Alexandre de Oliveira CAMARGO, Faculdade Max Planck

Especialista em Docência em Ensino Superior pela Faculdade Max Planck
Indaiatuba, Especialista em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica pelo GANEP
Nutrição Humana (2012). Graduado em Nutrição pelo Centro Universitário
Nossa Senhora do Patrocínio (2010). Atua como nutricionista clínico no hospital
Augusto de Oliveira Camargo (Indaiatuba/SP) e Centro Médico de Indaiatuba
(Indaiatuba/SP), atuando também como docente universitário na Faculdade
Max Planck (Indaiatuba/SP), ministrando aulas para os cursos de nutrição e
gastronomia.

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Publicado

01/11/2017