A INVERSÃO DE PAPÉIS COMO POSSIBILIDADE DE PREVENÇÃO AO BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR

ESTUDO INTRODUTÓRIO

Autores

  • Roseli Coutinho dos Santos NUNES Centro Universitário de Jaguariúna
  • Luciana Gomes Almeida SOUZA Centro Universitário de Jaguariúna
  • Marianna Martins BARBOSA Centro Universitário de Jaguariúna
  • Pedro Felipe Manzi CÁCERES Centro Universitário de Jaguariúna
  • Fernanda Aparecida Batista JULIO Centro Universitário de Jaguariúna

Palavras-chave:

Psicodrama, violência escolar, bullying

Resumo

O texto propõe uma discussão a respeito da intervenção e prevenção do bullying no contexto escolar a partir da técnica de inversão de papéis da técnica psicodramática. Buscou-se descrever e apresentar as causas e consequências do fenômeno da violência entre pares e como atualmente os profissionais da educação se posicionam frente à problemática e as medidas interventivas aplicadas. Por meio da revisão de literatura sobre os métodos psicodramáticos, verificou-se na técnica de “inversão de papéis”, uma possibilidade quanto à prevenção e intervenção nas situações de bullying no contexto escolar.

Biografia do Autor

Roseli Coutinho dos Santos NUNES, Centro Universitário de Jaguariúna

Roseli Coutinho dos Santos Nunes é doutora em Educação na área de
Psicologia Educacional pela Unicamp, docente nos cursos de psicologia e
pedagogia do Centro Universitário de Jaguariúna. É co-autora dos livros
“Psicodrama Pedagógico” (2015) e “Magia Psicodramática” (2007).

Luciana Gomes Almeida SOUZA, Centro Universitário de Jaguariúna

Luciana Gomes Almeida de Souza é mestre em Saúde Pública, especialista
em educação especial, psicóloga da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mogi
Mirim e docente no curso de psicologia do Centro Universitário de Jaguariúna.

Downloads

Publicado

01/10/2018