A IMPORTÂNCIA DO LIVRO-IMAGEM E A INFLUÊNCIA DO LETRAMENTO VISUAL PARA A ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Claudiane Reviane Jesus dos SANTOS Centro Universitário Max Planck
  • Amélia Fernandes CANDIDO Centro Universitário Max Planck

Palavras-chave:

Livro-imagem, Letramento Visual, ensamento analógico na alfabetização

Resumo

O letramento visual, é muito mais do que ver uma imagem, busca entendê-la, seja ela apresentada através de objetos tridimensionais, em fotografias, ou diferentes representações pictóricas e simbólicas. Por isso, este artigo tem por objetivo principal destacar a importância do letramento visual na etapa de alfabetização da criança. A metodologia adotada para este estudo, que teve Jean Piaget, Donis A. Dondis e Marília Forgearini Nunes como teóricos base, foi a de revisão bibliográfica sem critérios rígidos de busca, em uma tentativa de entender, analisar e refletir sobre os principais conceitos que norteiam o tema abordado: alfabetização e letramento, linguagem imagética, letramento visual, pensamento analógico na alfabetização e livro-imagem. É significativo que a criança, antes mesmo de aprender a ler, entre em contato com os livros imagéticos, observando, reconhecendo, interpretando, recriando a noção do objeto concreto para poder compreender o objeto simbólico, estimulando a percepção, a sensibilidade e a criatividade. Afinal, a escrita também é considerada como uma representação visual simbólica e ambas as linguagens (verbal e imagética) são relevantes no processo de alfabetização.

Downloads

Publicado

01/07/2019