REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A PRÁTICA DE ENSINAR E APRENDER ARQUITETURA E URBANISMO NA SALA DE AULA
Palavras-chave:
Educação, Arquitetura e Urbanismo, EnsinoResumo
Embora a experiência ensine que na sala de aula sempre há novos desafios, a nova realidade do ensino no mundo contemporâneo expõe evoluções cada vez mais dinâmicas e preponderantes. O surgimento de diferentes metodologias tem mostrado resultados muito interessantes de forma que as competências e habilidades dos educandos sejam compatíveis com as demandas da sociedade, a qual está cada vez mais exigente de forma a se envolver com a produção de espaços mais selecionados pelo público que busca a profissão de arquiteto e urbanista. A reflexão crítica sobre a prática de ensinar e aprender arquitetura e urbanismo na sala de aula se dá através do alinhar e do discutir alguns saberes fundamentais a prática educativa, bem como àquela educativo-crítica da qual toda estruturação deve trazer conteúdos obrigatórios, sobretudo conteúdos cuja compreensão se faz da produção do saber, de criar possibilidades de que ensinar e apender estão diretamente ligadas a sua construção e produção. Todo o público estudantil requer algo tecnológico, onde a tecnologia impõe a revisão de etapas da educação, contudo isso não muda o caráter do papel do arquiteto e urbanista. O que é uma boa arquitetura e um bom urbanismo? As respostas estão em muitos lugares, em diferentes culturas, em variadas épocas, contudo a promoção de boas práticas no ensino de arquitetura e urbanismo ajuda a criatividade dos discentes a se desenvolver, e essa é a principal razão do ensino-aprendizagem, trazer para junto de si os saberes trabalhados de forma gradativa. O levantamento de respostas a muitos questionamentos se deu em forma de relatos e questionários respondidos pelos alunos e ex-alunos do curso de arquitetura e urbanismo da UniFAJ, no qual contribuiu para uma reflexão crítica do ato de ensinar e aprender arquitetura e urbanismo.