BRINCAR E APRENDER

O JOGO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Autores

  • Márcia Virgínia de Paula RODRIGUES Faculdade IESCAMP/Campinas
  • Sonia Jeanne Antonioli BOSCOLO Faculdade IESCAMP/Campinas
  • Maria Dorothea Chagas CORREA UNESP/Araraquara

Palavras-chave:

Aprendizagem, Jogos, Educação Não Formal

Resumo

Devido a importância das atividades lúdicas, cresceu o interesse das pesquisadoras, a partir de um olhar psicopedagógico, em pesquisar esse tema no campo da educação não formal, espaço rico em possibilidades de atuação, com o intuito de auxiliar o desenvolvimento das funções executivas nas crianças que apresentam dificuldades cognitivas. Questionou-se se os jogos e brincadeiras seriam um recurso apropriado para minimizar as dificuldades de aprendizado. O estudo pretende compreender como o lúdico pode interferir e potencializar o processo de ensino e aprendizagem como forma de intervenção psicopedagógica em grupo, com a finalidade de exercitar as habilidades da criança, a autoestima, sua imaginação e integração social, assim como, o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. Realizado em uma Organização da Sociedade Civil (OSC), contou com a participação de oito crianças com dificuldades de aprendizagem. Desenvolveu-se com o grupo, atividades lúdicas, divididas em quatro categorias: jogos de interação, jogos individuais, brinquedos e brincadeiras e atividades recreativas de atenção e concentração. O resultado apresentou a importância das intervenções do educador por meio do lúdico, ainda que sendo uma tarefa complexa, que demanda tempo e empenho, ela contribui para a otimização das funções executivas da criança.

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Publicado

01/10/2020