ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DA LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA, MEDIADO PELAS TIC'S NO CENTRO ESTADUAL DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES E ATENDIMENTO AO SURDO (CAS) MOSSORÓ/RN
Palavras-chave:
Bilinguismo, Estratégias educacionais, Tecnologias de Informação e ComunicaçãoResumo
Devido à pandemia da Covid-19, as plataformas de comunicação (Zoom, Teams link e o Google Meet) têm ocupado espaço significativo na sociedade e vêm estimulando práticas educacionais a fim de garantir oportunidades de aprendizagem e autonomia. Objetivamos nesta pesquisa discutir as práticas de professores de Libras, do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), no município de Mossoró/RN, que utilizaram as tecnologias de informação e comunicação (TIC’S) como meio de acessibilidade ao ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), no contexto da educação bilíngue nos cursos de Libras para ouvintes e aos surdos. Os participantes da pesquisa são três professores que ministram aulas para as turmas de Libras níveis 1, 2 e 3. Os instrumentos utilizados para a coleta das informações foram a observação participante e a entrevista semi-estruturada. Para analisar as entrevistas, lançamos mão da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. Os resultados demonstram que a utilização das TIC’S nos processos de ensino e aprendizagem da Libras, usufruindo de uma diversidade de materiais visuais, evidencia melhorias no percurso prático de apreensão linguística, se desenvolvida de forma responsável, sob orientação docente e levando em consideração a realidade de todos os envolvidos no processo educacional.