LETRAMENTO SURDO E ENSINO BILÍNGUE

DESAFIOS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Priscila de Cássia Gomes ALCANTARA Centro Universitário Max Planck/Centro Universitário de Jaguariúna

Palavras-chave:

Letramento, Educação, Bilinguismo

Resumo

O objetivo deste estudo visa realizar pesquisas bibliográficas em áreas do desenvolvimento humano a fim de discutir com profissionais de múltiplas áreas as situações enfrentadas pelos atuantes na educação do indivíduo surdo, principalmente no que tange o letramento e a apropriação da língua portuguesa como segunda língua na modalidade escrita. Discutiremos os principais conceitos relacionados a linguística, neurociência e compreensão do processo de letramento do surdo numa perspectiva direcionada a uma educação especializada, analisando situações reais enfrentadas no ambiente escolar envolvendo o professor, o educando e demais agentes escolares, conforme direciona os documentos oficiais. Os autores que embasam o estudo são: RONICE (2004) e (2008); PAULUS (1975); PIAGET (1978); CAPOVILLA (2001); DIAMONT (2012); FREUD (1908); LANGER (1984). Os resultados mostram a procura dos profissionais de educação pelo conhecimento na área e principalmente que, tratando do processo de letramento, é importante a busca por constantes estratégias metodológicas a fim de proporcionar ao educando surdo um processo qualitativo de desenvolvimento da metacognição e metalinguagem. Desta forma, o surdo pode ser o protagonista e apropriar-se dos conhecimentos científicos e simbólicos de forma eficiente para que se constitua como um indivíduo pertencente a sociedade, com criticidade e como um cidadão atuante da sua própria construção social e individual.

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Publicado

01/10/2020