INCLUSÃO NO CONTEXTO DAS ESCOLAS REGULARES E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS
Palavras-chave:
Educação inclusiva, Educação de surdos, EnsinoaprendizagemResumo
A educação por muito tempo destinou-se apenas para uma parcela da população, legitimada pelas políticas e práticas educativas que se desdobram na prática sócio-educacional atual, a “inclusão”. Dessa forma este estudo teve por objetivo geral analisar a inclusão no contexto das escolas regulares e o processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos e objetivos específicos investigar a realidade da inclusão de alunos Surdos nas escolas regulares, discutir o processo de ensino-aprendizagem de alunos Surdos frente a ausência de metodologias adequadas e da educação bilíngue e correlacionar com a concepção de inclusão na perspectiva da cultura surda. Essa pesquisa é de natureza básica, de forma que utilizou as abordagens quantitativa e qualitativa, onde a realização dos objetivos se deu de maneira descritiva e empregou análise bibliográfica e de levantamento em seus procedimentos técnicos. A pesquisa foi realizada com seis professores ouvintes de diversas áreas e dois alunos Surdos da rede regular de ensino do município de Cametá-PA. A coleta de dados se deu por meio de questionário virtual para os professores ouvintes e por meio de entrevista virtual em LIBRAS para os alunos Surdos (contando com o apoio de intérprete) e foram registradas em forma de texto e vídeo respectivamente. Onde foi possível constatar que a inclusão escolar de Surdos acontece de maneira dificultosa, comprometendo o processo de ensino-aprendizagem desses sujeitos, pela ausência de metodologias adequadas e de uma educação bilíngue que respeite as suas diferenças culturais, e compreender que a inclusão é o processo de equiparação das oportunidades educacionais e socioculturais.