IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BILÍNGUE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA SURDA

Autores

  • Maria de Fátima da Silva SANTOS Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Alfabetização;, Bilinguismo, surdos

Resumo

O presente resumo do artigo, intitulado A importância da escola bilíngue no processo de alfabetização da criança surda, aborda duas questões - o bilinguismo e a alfabetização de crianças surdas -, e teve como objetivo analisar a escola bilíngue e sua importância para a educação básica da criança surda. As fontes bibliográficas que fundamentaram este artigo, que consistiu em uma analise teórica, tendo como referencial método pesquisa bibliográfica, foram: Damázio (2007), Gresser (2012) Moura (2000, 2008), Quadros (2008, 2000) e Slomsk (2010), que retrataram a educação de surdos, suas fases, os métodos de ensino e o bilinguismo ao longo dos anos até os dias atuais, além de Soares (1990), Ribeiro (2003), Teberoski (1990) e Tfouni (1995), os quais abordaram a questão da aquisição da leitura e escrita. As análises elaboradas neste estudo revelaram a importância de a criança surda ser alfabetizada em sua língua materna, a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, como primeira língua - L1, para suas comunicações e interações dentro e fora da escola, e língua portuguesa como segunda língua – L2 na modalidade de leitura e escrita. Nesse sentido, constatou-se que o modelo ideal de uma escola bilíngue, que é defendida pela comunidade surda, contrapõe-se ao modelo que o MEC propõe, principalmente com relação aos procedimentos metodológicos, uma das consequências do ensino não bilíngue, ou a não utilização da LIBRAS como L1 para os surdos, será provavelmente o fracasso escolar e atraso em seu processo de alfabetização. Concluímos que a escola bilíngue é a ideal para os surdos.

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Publicado

01/10/2020