O GESTOR E SEUS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DEMOCRÁTICA

Autores

  • Maria Alice M. PASSARELLI Faculdade de Tecnologia César Lattes

Palavras-chave:

gestão democrática, educação, cidadania

Resumo

A escola se caracteriza como um espaço de diversidade, onde convergem diferentes meios sociais, que trazem diferentes valores expressos nas atitudes e nos comportamentos das pessoas que são parte integrante dela. Nesse espírito, o vínculo entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais, são condições para o alcance das finalidades da educação. O papel dos gestores na construção de uma escola de qualidade é de fundamental importância e esse trabalho não pode ser apenas dele. A sociedade como parceira da escola deve ter uma ação significativa nesse processo, para que num trabalho coletivo, possam juntar forças e proceder às mudanças necessárias para a promoção de uma educação de qualidade. Hoje, mais do que nunca, a comunidade deve estar envolvida nas atividades escolares e o diretor deve buscar procedimentos que promovam o envolvimento, o comprometimento e a participação das pessoas. É importante avaliar a prática da gestão democrática e os benefícios que pode trazer para uma educação de qualidade. A participação proporciona mudanças significativas na vida das pessoas, na medida em que elas passam a se interessar e se sentir responsáveis por tudo que representa interesse comum. O objetivo geral deste trabalho é contribuir para a reflexão sobre os desafios, as possibilidades e as vantagens que se encontra dentro numa gestão escolar democrática.

Downloads

Publicado

01/01/2010