MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO A DISTÂNCIA

Autores

  • Kassiana BENEGAS Centro Universitário de Jaguariúna
  • Luciano Malagodi CIAMBELLI Centro Universitário de Jaguariúna
  • Maria Beatriz Zanarella CRUZ Centro Universitário de Jaguariúna
  • Tamires Franco JAMELI Centro Universitário de Jaguariúna
  • Suéllen Cirino MADRUGA Centro Universitário de Jaguariúna

Palavras-chave:

Ensino a distância, Aprendizagem, Motivação

Resumo

Questiona-se sobre os motivos que levam os indivíduos a optarem por realizar um curso no modelo de ensino a distância, ao invés de se matricularem numa instituição que segue o modelo tradicional de ensino presencial. Isso porque é crescente e notória a demanda por esse modelo de ensino. Neste contexto, este artigo busca compreender quais aspectos motivam o sujeito no momento da escolha do curso. O método de pesquisa adotado neste estudo foi o levantamento bibliográfico. Optou-se por trabalhar com bibliografias publicadas nos últimos cinco anos, utilizando descritores como motivação, aprendizagem e ensino a distância, salvo quanto a livros, ante a indisponibilidade de encontrá-los nesse recorte temporal. Compreendeu-se o fenômeno sob variadas perspectivas de autores distintos, encontrando resultados diversos, alguns que se aproximaram das hipóteses previstas, como preparo dos tutores, aprimoramento de plataformas, redução de tempo, economia de valores, conhecimento prévio em informática, e outros trouxeram novas variáveis, sendo possível encontrar pontos vantajosos assim como limitantes que interferem no processo de aprendizagem no EAD, considerando o aluno como um sujeito que possui suas singularidades específicas e suas variáveis diante de uma motivação para tal. Neste contexto, encontrou-se também descritores considerados importantes para pesquisas futuras sobre o tema em questão.

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Publicado

01/01/2021