ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

MEIOS PARA A FORMAÇÃO SOCIOEDUCATIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Breno Leoni BARBOSA Centro Universitário de Jaguariúna UNIFAJ
  • Gabriel Diola Martins de OLIVEIRA Centro Universitário de Jaguariúna UNIFAJ
  • Lucas dos Santos VIEIRA Centro Universitário de Jaguariúna UNIFAJ
  • Daniela BENTO-SOARES Centro Universitário de Jaguariúna UNIFAJ

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Educação, Estratégias Pedagógicas

Resumo

Considerando que muitas crianças terão seu primeiro contato com o Esporte na Educação Física Escolar, as estratégias pedagógicas utilizadas pelos(as) professores(as) influenciarão sua formação esportiva e social. Nesse contexto, os conteúdos de tais estratégias podem ser relacionados aos referenciais da Pedagogia do Esporte (técnico-tático, histórico-cultural e socioeducativo), sendo as questões ligadas ao desenvolvimento de valores foco deste estudo. Nosso objetivo neste artigo foi analisar as estratégias pedagógicas utilizadas por professores(as) de Educação Física Escolar em diferentes situações, com o objetivo de desenvolvimento socioeducativo de seus(suas) alunos(as). Foi realizado um modelo descritivo e qualitativo, que analisou relatos vividos pelos autores do estudo (estudo de casos múltiplos). Os relatos demonstraram que as estratégias pedagógicas abordadas pelos(as) professores(as) foram determinantes para que temáticas como agressão, questões de gênero e a importância do cumprimento de regras fossem destacados nas aulas vividas. Além disso, ressalta-se que as estratégias pedagógicas efetivas que foram realizadas apoiam-se no aumento da interação social e do diálogo para sua ocorrência.

Downloads

Publicado

01/01/2021