TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Márcio Carlini ARANTES Centro Universitário Max Planck
  • Rosângela Mendes GARCIA Centro Universitário Max Planck
  • Mayra Poliana Eloy de PAULA Centro Universitário Max Planck
  • Jobson José SOBRINHO Centro Universitário Max Planck
  • Luiz Guilherme BERGAMO Centro Universitário Max Planck

Palavras-chave:

Autismo, Inclusão escolar, Educação Física Escolar

Resumo

Os alunos em inclusão escolar desafiam a escola de maneira geral devido à especificidade de suas necessidades. Diante de algumas situações observadas em estágio nos despertou interesse o atendimento dado aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que por apresentarem distúrbios neurológicos associados ao comportamento, comunicação e socialização demandam um trabalho integrado de vários profissionais. O propósito de nossa pesquisa foi compreender melhor o Transtorno do Espectro do Autismo, as necessidades do aluno autista, entender o papel a inclusão, saber se o Profissional de Educação Física tem uma preparação específica e que metodologias utilizam em suas aulas. A análise foi fundamentada em pesquisa bibliográfica selecionando práticas pedagógicas da Educação Física incluindo a utilização de esportes fora da escola que tenham demonstrado evolução em pelo menos uma das dificuldades desses alunos, sejam elas na parte motora, de comunicação ou ainda no âmbito social. Os dados levantados apontam práticas com resultados positivos, porém a quantidade de investigações sobre o tema ainda é pequena. Alguns Profissionais de Educação Física se sentem despreparados e apresentam dificuldades para identificar ou adaptar uma metodologia que permita a participação efetiva do aluno com autismo e que promova melhorias em sua condição.

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Publicado

01/01/2021