A SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINOAPRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Simulação Realística, Metodologias Ativas, EnfermagemResumo
São notáveis as mudanças e novas formas de ensinar pelas quais o percurso educacional vem sofrendo para atender os novos discentes em dias atuais, num contexto de muita tecnologia e informação rápida disponíveis a qualquer momento. Considera-se que o curso de Enfermagem tem potencialidades para desenvolver atividades de cunho prático em diversas situações e agravos a saúde. O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada no Curso de Enfermagem do Centro Universitário Max Planck (UniMax) na implementação da Simulação Realística como metodologia de ensino e aprendizagem, estratégia fomentadora de potencialidades no desenvolvimento de uma formação profissional crítica, reflexiva e humanística. Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa, tipo relato de experiência, que discorre sobre a Simulação Realística como metodologia de ensino-aprendizagem no curso de Enfermagem da UniMax. A experiência vivenciada permitiu algumas reflexões fundamentais para a prática profissional docente no curso e envolveu o planejamento pelo guia de orientação; a aplicação do Check List; a realização do Debriefing da experiência vivenciada e a aplicação do Objective Structured Clinical Examination (OSCE). A estratégia teve boa aceitação por parte dos docentes por proporcionar momentos de intenso envolvimento na prática de ensino e aos discentes sensibilizados pelo acréscimo em seu aprendizado, consolidando a prática da Simulação Realística como uma metodologia de ensino-aprendizagem no curso de Enfermagem da UniMAX.