O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
ENXERGANDO O UNIVERSO COM AS MÃOS
Palavras-chave:
Ensino de ciências, Aprendizagem, Atendimento Educacional EspecializadoResumo
Essa pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa nos pressupostos da pesquisa-ação. Tem como objetivo geral investigar as dificuldades de aprendizagem enfrentadas por estudantes com cegueira, no que se refere a aquisição de conceitos de ciências naturais, focando conteúdos do eixo temático terra e universo. A construção dos dados se deu por meio de estudos de bibliográfico, documental, de campo e formação continuada. Assim como adotou-se entrevistas semiestruturadas, elaboração de atividades adaptadas para o ensino de ciências, visando práticas de atividades lúdicas capazes de contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem dos sujeitos envolvidos nessa investigação, quais sejam professora da SRM e estudantes com cegueira do 9º ano, matriculados no contraturno no AEE, da escola municipal de ensino fundamental “Barão de Guajará”, localizada no município de Vigia-Pa. Diante do exposto, buscou-se um aprofundamento em documentos oficiais, referenciais na área da educação especial inclusiva, e na área de ciências, a fim de atender as necessidades de estudantes com cegueira, matriculados no 9º ano de uma escola pública no município de vigia.