RELACIONAMENTO COM O EGRESSO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
UM DIAGNÓSTICO NAS UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS GAÚCHAS
Palavras-chave:
Sistema de gestão, Método Delphi, EgressoResumo
Na atual conjuntura social e econômica da sociedade, as instituições comunitárias necessitam definir estratégias de acompanhamento e fidelização do egresso. O objetivo desta pesquisa é apresentar um diagnóstico sobre o relacionamento do egresso em Universidades Comunitárias Gaúchas. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizada pesquisa bibliográfica para a avaliação de indicativos e levantamento de estratégias para a aplicação do método Delphi. Os resultados indicam a necessidade de uma política e prática de manutenção e gerenciamento da gestão com foco no egresso. Destacam-se como principais resultados os serviços institucionais; participação de promoção de encontros; descontos em cursos de extensão, segunda graduação e pós-graduação; acesso a oportunidade de emprego e renda; acompanhamento do estudante desde a admissão até a formatura; aperfeiçoamento de ofertas de cursos de longa e curta duração; importância de recursos institucionais desenvolvimento de uma política de relacionamento visando PDI; necessidade de uma mídia específica; desenvolvimento de uma rede de serviços ao egresso como: base de dados pessoais e profissionais. Além disso, destaca-se a importância da implantação de um sistema de gerenciamento e controle da gestão do egresso, com a integração dos processos de controle através da tecnologia da informação.