A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE E DA IDENTIDADE DA PESSOA SURDA

Autores

  • JENYSMAIRE CARNEIRO RIOS DE FREITAS RODRIGUES Universidade Federal de São Carlos
  • LARA FERREIRA DOS SANTOS Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Comunidade surda, Redes Sociais, Subjetividade

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo central identificar e analisar, nas produções de conteúdos encontradas nos canais de youtubers e influencers surdos, atuantes no Youtube e Instagram, a relevância e influência das mídias sociais no processo de constituição da subjetividade e de identidade do surdo. O método utilizado foi a pesquisa exploratória, por meio do levantamento de material audiovisual e mapeamento do conteúdo que se faz presente nas produções de surdos influentes nas mídias. Os resultados encontrados indicam dois conteúdos de destaque: viagens e poesia, que sugerem o interesse da comunidade surda em assuntos cotidianos, mas também de cunho cultural e político. As análises foram fundamentadas em autores da área da surdez e que discutem os conceitos de língua, cultura, comunidade e identidade. Como resultados nota-se que o uso da Libras nas produções é fundamental para garantir acessibilidade a conteúdos diversos, mas também para marcar e assegurar uma posição social e cultural, a partir de artefatos culturais próprios e inerentes à Libras. Para tal, as redes sociais têm se mostrado como aliadas na disseminação desses conteúdos.

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Publicado

01/09/2023